Pontos-chave de Beltane
- Beltane, que cai em 1º de maio no hemisfério norte, é uma estação associada à fertilidade da terra, plantio e fogo.
- Em alguns sistemas de crença pagãos, Beltane é uma época em que a fronteira entre o nosso mundo e o reino das fadas é tênue.
- Existem muitas figuras pré-cristãs ligadas a esta celebração do sabá, incluindo o Homem Verde e o deus Cernunnos.
Influências Celtas e Romanas
Os celtas honravam a fertilidade dos deuses com presentes e ofertas, às vezes incluindo sacrifícios de animais ou humanos. O gado foi conduzido através da fumaça das fogueiras e abençoado com saúde e fertilidade para o ano seguinte. Na Irlanda, os fogos de Tara eram os primeiros acesos todos os anos em Beltane, e todos os outros fogos eram acesos com uma chama de Tara.
Os romanos, sempre conhecidos por celebrar feriados em grande estilo, passaram o primeiro dia de maio homenageando seus Lares , os deuses de sua casa. Eles também celebravam a Floralia , ou festival das flores, que consistia em três dias de atividade sexual desenfreada. Os participantes usavam flores no cabelo (muito parecido com os celebrantes do Primeiro de Maio, mais tarde) e havia peças de teatro, canções e danças. No final das festividades, animais foram soltos dentro do Circus Maximus e feijão espalhado para garantir a fertilidade.
O festival do fogo de Bona Dea também foi celebrado no dia 2 de maio. Esta celebração, realizada no templo de Bona Dea no Monte Aventino, era um festival de mulheres, em sua maioria plebeus, que serviam como sacerdotisas e sacrificavam uma porca em homenagem à deusa da fertilidade.
Os gregos e a plynteria
Também em maio, os gregos celebraram a Plynteria em homenagem a Atenas , a deusa da sabedoria e da batalha, e a padroeira da cidade de Atenas (que recebeu o nome dela). A Plynteria inclui a limpeza ritual da estátua de Atenas, junto com banquetes e orações no Partenon. Embora fosse um festival bastante pequeno, era significativo para o povo de Atenas.
A Plynteria, como muitos outros festivais gregos , durava de dois a três dias, começando por volta de 25 de maio, e os templos eram fechados ao público em geral. No templo de Atenas, apenas as mulheres realizavam a tarefa de limpar a estátua, que ficava escondida atrás de um grande pano para que ninguém pudesse vê-la durante esse tempo sagrado.
No dia 24, é homenageada a deusa grega da lua Ártemis (deusa da caça e dos animais selvagens). Artemis é uma deusa lunar, equivalente à deusa da lua romana Diana - ela também é identificada com Luna e Hécate .
Um mártir pagão
6 de maio é o dia de Eyvind Kelda, ou Eyvind Kelve, nas celebrações nórdicas. Eyvind Kelda foi um mártir norueguês que foi torturado e afogou-se por ordem do rei Olaf Tryggvason por se recusar a abandonar suas crenças pagãs. De acordo com os contos de Heimskringla: A Crônica dos Reis da Noruega, uma das sagas nórdicas mais conhecidas compiladas por Snorri Sturluson por volta de 1230 dC, Olaf anunciou que, depois de se converter ao cristianismo, todas as outras pessoas em seu país também precisariam ser batizadas. Eyvind, que se acreditava ser um feiticeiro poderoso, conseguiu escapar das tropas de Olaf e chegar a uma ilha, junto com outros homens que continuavam a acreditar nos deuses antigos. Infelizmente, Olaf e seu exército chegaram lá ao mesmo tempo. Embora Eyvind tenha tentado proteger os seus homens com magia, assim que a névoa e o nevoeiro se dissiparam, eles foram expostos e capturados pelos soldados de Olaf.
Uma semana depois, os noruegueses celebram o Festival do Sol da Meia-Noite, que homenageia a deusa do sol nórdica. Este festival marca o início de dez semanas consecutivas sem escuridão. Hoje, esta celebração da música, arte e natureza é uma celebração popular da primavera na Noruega.
O Homem Verde Emerge
Uma série de figuras pré-cristãs estão associadas ao mês de maio e, posteriormente, a Beltane. A entidade conhecida como Green Man , fortemente relacionada a Cernunnos , é freqüentemente encontrada nas lendas e na tradição das Ilhas Britânicas, e é um rosto masculino coberto por folhas e arbustos. Em algumas partes da Inglaterra, um Homem Verde é carregado pela cidade em uma gaiola de vime enquanto os habitantes da cidade dão as boas-vindas ao início do verão. Impressões do rosto do Homem Verde podem ser encontradas na ornamentação de muitas das catedrais mais antigas da Europa, apesar dos decretos dos bispos locais proibindo os pedreiros de incluir tais imagens pagãs.
Um personagem relacionado é Jack-in-the-Green, um espírito da floresta verde. Referências a Jack aparecem na literatura britânica desde o final do século XVI. Sir James Frazer associa a figura aos mummers e à celebração da força vital das árvores. Jack-in-the-Green foi visto mesmo na era vitoriana, quando foi associado a limpadores de chaminés com cara de fuligem. Nesta época, Jack foi enquadrado em uma estrutura de vime e coberto com folhas, e rodeado por dançarinos de Morris . Alguns estudiosos sugerem que Jack pode ter sido um ancestral da lenda de Robin Hood.
Símbolos Antigos, Ritos Modernos
Os pagãos de hoje celebram Beltane da mesma forma que seus ancestrais. Um ritual de Beltane geralmente envolve muitos símbolos de fertilidade, incluindo a dança obviamente fálica do mastro . O Maypole é um mastro alto decorado com flores e fitas penduradas, que são tecidas em um padrão intrincado por um grupo de dançarinos. Entrando e saindo, as fitas são eventualmente amarradas juntas quando os dançarinos chegam ao fim.
Em algumas tradições Wiccanas , Beltane é um dia em que a Rainha de Maio e a Rainha do Inverno lutam entre si pela supremacia. Neste rito, emprestado das práticas na Ilha de Man, cada rainha tem um grupo de apoiadores. Na manhã de 1º de maio, as duas empresas se enfrentam, tentando finalmente obter a vitória para sua rainha. Se a Rainha de Maio for capturada por seus inimigos, ela deve ser resgatada antes que seus seguidores possam recuperá-la.
Há alguns que acreditam que Beltane é uma época para as fadas - o aparecimento de flores nesta época do ano anuncia o início do verão e nos mostra que as fadas estão trabalhando duro. No folclore antigo, entrar no reino das fadas é um passo perigoso - e ainda assim as ações mais úteis das fadas devem sempre ser reconhecidas e apreciadas. Se você acredita em fadas, Beltane é um bom momento para deixar comida e outras guloseimas para eles em seu jardim ou quintal.
Para muitos pagãos contemporâneos, Beltane é um momento para plantar e semear sementes - novamente, o tema da fertilidade aparece. Os botões e flores do início de maio trazem à mente o ciclo interminável de nascimento, crescimento, morte e renascimento que vemos na terra. Certas árvores estão associadas ao primeiro de maio, como o freixo, o carvalho e o espinheiro. Na lenda nórdica, o deus Odin ficou pendurado em uma árvore de freixo por nove dias, e mais tarde ela ficou conhecida como a Árvore do Mundo, Yggdrasil.
Data do Beltane no Hemisfério Sul
31 de outubro
Data do Beltane no Hemisfério Norte
1 de maio
Se você tem querido trazer abundância e fertilidade de qualquer tipo para sua vida - seja para conceber um filho, desfrutar da frutificação em sua carreira ou esforços criativos, ou apenas ver o seu jardim florescer - Beltane é o momento perfeito para trabalhos mágicos relacionados a qualquer tipo de prosperidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!