CHAcRA BÁSICO: CARACTERÍSTICAS
Está localizado na base da coluna vertebral (cóccix) entre o ânus e os genitais e tem relação com tudo que é duro no corpo, como espinha, ossos, dentes e unhas. Tem correlação física também com a construção celular do sangue, devido à glândula supra renal que regula nosso corpo para estar pronto para a ação. O ânus, a próstata, o reto e o intestino grosso também fazem parte desta lista de correspondentes.
Tudo que diz respeito à sobrevivência, real ou imaginário, circula neste chacra
Este 1º vórtice nos liga com o mundo físico e faz o contato direto do nosso sistema de matéria sutil com a energia da terra de nosso planeta. Esse contato direto nos confere a firmeza para construirmos nossa vida com estabilidade e força de realização. Aqui nos ligamos ao espírito da Mãe-Terra, seu amor, acolhimento, criatividade e força.
Tudo que diz respeito à sobrevivência, seja real ou imaginário, circula neste chacra – alimentação, dinheiro, abrigo, medo de alguma coisa que nos trazem risco de vida – de forma primitiva ou não. É ele que dá o sinal sexual de sobrevivência nas questões da continuidade da espécie, reprodução e formação da família.
CHAcRA BÁSICO EM HARMONIA
O funcionamento harmônico deste 1º plexo fala da gratidão de tudo que a Terra produz e que está à nossa disposição como alimento, proteção, segurança, afeto, estabilidade, força interior e uma confiança inabalável das realizações de suas metas. O equilíbrio entre o aquietar e o fazer nascem neste vórtice e acaba se desdobrando na sabedoria e aceitação da própria impermanência da vida – morte e renascimento.
CHAcRA BÁSICO DESEQUILIBRADO
O funcionamento desarmônico gira em torno de compulsões obsessivas com sexo e bens materiais de forma geral, sem pensar nas consequências. Inclui-se aí também os excessos de prazeres sensuais, esquecendo até de seu próprio bem-estar, com bebidas alcoólicas, drogas e comida.
Manifestamos no Muladhara a tendência de reter bens com muita dificuldade de desapego, podendo estender este apego ao corpo físico - desenvolvendo prisão de ventre e obesidade (retendo água e gordura) e até o isolamento do convívio social.
Bloqueios no chacra básico podem levar a anemia, leucemia, problemas de circulação, pressão baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal, excesso de peso.
Ainda falando do lado negativo da utilização desta energia vital, temos que citar o mecanismo emocional de defesa que gera raiva, violência, intolerância e a irritação que acaba desenvolvendo situações extremas de fúria sem pensar no outro e nem em si mesmo. E podemos citar até o distúrbio do Chacra Raiz na maioria das pessoas, que é o desrespeito com o próprio planeta Terra.
O hipofuncionamento do Muladhara Chacra traz com frequência falta de vontade de seguir adiante, resistência física e psíquica abalada e insegurança na vida com a sensação de estar sem base ou sem chão.
COMO MELHORAR O FUNCIONAMENTO DO CHAcRA BÁSICO?
Para facilitar, num plano inicial devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, onde a integração e potência do mesmo possa ser recuperada. Feito isso, podemos começar um caminho de autoinvestigação para reconhecermos como ações, pensamentos e desejos podem estar nos limitando. A falta de autoconhecimento e auto-observação podem estar desenergizando seu vórtice, como se seus pensamentos e ações abrissem fendas por onde escapa sua energia vital.
A força de realização material mora neste centro energético e sem ele atuando de forma saudável fica bem difícil agir e concretizar as coisas no mundo em que vivemos. Um bom ponto a ser questionado é “me sinto confiante para manter meu emprego?”.
OUTRAS QUESTÕES BOAS DE SE RESPONDER SÃO:
- Tenho pensamentos e sentimentos de medo? Eles são reais ou fantasiosos?
- Como me sinto em relação a explosões de agressividade?
- Sou ético?
- Tenho me sentido furioso?
- Consigo respeitar os limites do meu corpo?
- Eu me comporto com responsabilidade em relação ao planeta em que vivo?
- Eu sinto que posso manter situações de vida saudáveis?
- Estou com medo de perder algo?
- Tenho dificuldade de desapegar das coisas e das pessoas em geral?
- O que pode estar se perpetuando em meu dia a dia que reconheço ser uma crença limitante?
- Tenho desejos de quê? E como os realizo? Olhe bem profundamente para este aspecto de sua personalidade.
- Estou preso em fantasias que me deixam ainda mais angustiado?
- Será que posso e me permito escolher fazer diferente?
- Como posso ser mais criativo nesta auto investigacão?
EQUILIBRANDO OS CHAcRAS
Após ter feito este mergulho profundo em seu interior com muita honestidade e atenção, chega o momento de acalmar a mente e prestar atenção na respiração. Deixe o ar ocupar todos os cantos de seu corpo e esvaziar os mesmos completamente. Acalme sua mente fazendo foco no ar que entra e sai de suas narinas. Ocupe seu corpo! Dar um espaço para estas reflexões pode ser bem desafiador. Se for o seu caso, procure um profissional para lhe ajudar a organizar as ideias e seguir com mais segurança.
O chacra do plexo solar, Manipura em sânscrito, também é conhecido como chacra do umbigo, do estômago, do fígado ou do baço. O chacra do plexo solar é o terceiro dos sete chacras e sua cor é o amarelo ou o dourado profundo. Está relacionado com a vesícula, o intestino delgado e o centro da coluna.
Apesar de ser chamado chacra do umbigo, fica dois dedos acima deste, entre a duodécima vértebra do tórax e a primeira lombar, e se abre para frente. Seu elemento é o fogo, seu símbolo é o carneiro e, segundo certas crenças hinduístas e/ou budistas é o encarregado da energia emocional e o centro da personalidade. O chacra do plexo solar é responsável pela forma com que nos aproximamos do mundo e interagimos com as demais pessoas. No terceiro dos sete chacras reside sua identidade social e é ele que rege a sua vontade, autocontrole e os sentidos da coordenação, suas antipatias e simpatias e sua capacidade para formar laços sentimentais duradouros.
O astro associado a ele é o sol e seu arquétipo é o trabalhador ou o guerreiro. A energia do chacra do plexo solar contribui para que alcancemos a maturidade emocional, e nos faz sentirmos responsáveis por nossas ações e pelas relações com os outros e com nós mesmos. Este é o chacra decisivo na questão de se poderemos enfrentar a quem tenta nos subjugar ou se, ao contrário, nos submeteremos ao abuso de poder.
Chacra do plexo solar desequilibrado: sintomas
Segundo certas crenças hinduístas e/ou budistas, quando o chacra do plexo solar está bloqueado, alguns sinais podem aparecer. Os sintomas de ter o chacra do plexo solar bloqueado são os seguintes:
- Timidez excessiva, - frustração contínua, - procrastinação, - estresse e ressentimentos, - megalomania, - não se esforça nem segue uma rotina, - depressão, - individualismo, - cansaço permanente, - irritabilidade, - ciúmes e inveja, - dificuldade de concentração, - rebeldia, - hipersensibilidade às críticas, - dores no estomago, - diabetes, - medo infundado, - intolerância e hipercrítica, - raiva, - incapacidade de reconhecer e seguir suas próprias intuições, - apatia e falta de ambição, - insegurança, - dúvida excessiva, - hipertensão, - indigestão e complicações no trato intestinal, - problemas para julgar uma situação com objetividade, - medo da solidão, - desejo de dominar ou de se deixar subjugar.
Como equilibrar o chacra do plexo solar
Segundo a crença dos chacras, para desbloquear e equilibrar o chacra do plexo solar, isto é, o terceiro dos sete chacras, existem várias opções:
- Banhos de sol: você pode restituir o equilíbrio do chacra do plexo solar tomando banhos de sol, sem esquecer de cuidar de sua pele.
- Respiração: é importante que esteja relaxado para tentar combinar a meditação com exercícios de respiração. Sente-se com a coluna ereta, e expire rapidamente até esvaziar os pulmões. Em seguida continue com uma inspiração normal a profunda.
- Meditação: coloque as mãos sobre as coxas, deixando os polegares se sobressaírem. Você estará fazendo o mudra do fogo. É possível praticar a meditação concentrando-se em um papel amarelo enquanto toma consciência de sua respiração ou visualiza o seu plexo solar. Aqui você pode ver algumas técnicas de meditação para iniciantes.
- Yoga: as asanas que exercitam a área de influência do plexo solar são benéficas para desbloquear e equilibrar este chacra: a postura do barco, a torção de triângulo e a torção sentada média. Também lhe serão úteis as massagens concentradas nesta região e a prática de kundalini yoga por pelo menos uma vez na semana.
- Aromaterapia: gengibre, bergamota, menta, lavanda e alecrim são alguns dos óleos essenciais prescritos na terapia de aromas. Consumir gengibre te ajudará a manter a energia do chacra do plexo solar fluindo.
- Mantras: se você está se sentindo a ponto de se entregar, repita o mantra RAM diariamente ou quando a sua autoestima ou força de vontade enfraquecerem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!
Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!
Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.
Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!