domingo, 9 de dezembro de 2012

OXUM OPARÁ OU APARÁ



Entre todas as qualidades de Oxum, Opará é a mais guerreira, companheira de Ogum, aparece muitas vezes ao lado de Xangô. É um orixá de grandes particularidades, afinal ela une dois  elementos: a água e o vento, o  que explica sua ligação tão forte com Oyá, os antigos dizem que “Onde mora Opará mora Oyá, Opará não come sem Oyá”. Carrega Abebé, o espelho e também a Adagá, a espada, que representa sua porção guerreira. Em alguns momentos aparece também guerreando com Ypondá, outra qualidade guerreira, com diz a cantiga:

“Kiloxê mi Opara, Kiloxê mi Ypondá
Reue, reue reue kiloxê mi Opara”

Sua comida é o omolokun com ovos, um pouco mais carregado no dendê, afinal a especiaria a agrada por sua ligação com Ogum, assim também está ligada ao mariwô. Sua cor é dourado e também pode se colocar em suas roupas a cor rosa. Assim como pencas de metal jogadas em saia, afinal está ligada ao metal.

É representada pelas fortes quedas d’água e também na pororoca, com diz a lenda “Onde dois rios se encontram lá está Opará sempre lutando por seu espaço”. Entre muitos mitos que rondam essa qualidade o mais marcante é aquele onde ela se funde com Oyá, após ter a enganado, fazendo com que Oyá visse o seu lado ruim refletido no espelho. Seus mitos vem da região de Osogbô e também Oyó.

Suas filhas são autenticas e de personalidade forte, carregam consigo as magoas e tristezas da vida, tem poucos amigos e sempre são ponderadas e justas, onde muitas vezes a sua sinceridade chega a machucar. São vaidosas porém não vivem em prol do seu ego. Tem um lado espiritual muito aflorado para o ocultismo e adoram presentear as pessoas.
Este paragrafo aqui eu ressaltei para que vcs entendam pq eu não consigo me controlar quanto ao falar a verdade, mesmo que isto seja um banho de água gelada para muitas de vcs, eu não consigo ser diferente e sei que muitas se magoam com este meu excesso de sinceridade, porém, são como crianças que ficam revoltadas com a mãe que bate e briga, mas logo entendem que tem um pq aquilo ter acontecido e que este choro que vcs choram na hora da mágoa, é algo que vem para limpar a mente e a energia de vcs para se renovarem e crescerem em vários aspectos, se não quiserem se magoar ouvindo as minhas enérgicas repreensões quando forem necessárias, é melhor que não joguem comigo, pq as vzs até me arrependo mas quando eu vou ver já "saiu" e depois fico analisando com calma e vejo que tinha realmente que ser assim e a maioria das "meninas" que se magoam comigo de uma primeira vez, acabam ficando mais ligadas como algumas que eu não quero citar os pseudônimos aqui, mas vcs sabem quem vcs são. Então é como um mal necessário no momento, uma ralha e uma zanga para que vcs acordem! Não fiquem com raiva de mim viu meninas...eu nasci assim, desde pequena eu trago este grande "defeito" e, mesmo  sabendo que isto as vzs fere como a espada de Opará, sei que é necessário, por isto cada um carrega uma energia diferente e se a minha veio esta, não deve ter sido por acaso.


Oxum Apará é representada pelo adá (espada curta). Dia da semana: Sábado, bom para reflexão.

Oferenda:

Canjica amarela com fios de ovos e mel.

Características do Orixá:

Oxum Apará é sensível e irriquieta. Tem ligação com Ogum Olobedé e Oyá. Recebe as suas oferendas aos pés de cachoeiras onde haja correntezas mais violentas. Saudação Ora iê iêo.

Magia de Oxum Apará para Afastar Concorrentes:

Escreva o nome da pessoa que você quer afastar do seu amor com caneta vermelha em um papel velho e coloque dentro de uma embalagem de leite vazia. Triture cinco cascas de ovos vermelhos e misture com enxofre e alpiste e coloque dentro dessa embalagem. Tampe essa embalagem com fita adesiva e despache em uma lixeira longe da sua casa. Faça os pedidos a Pomba Gira Cigana da Estrada em nome de Oxum Apará.

15 comentários:

  1. Oi cigana, te amo, msm com esse jeito sem papas na língua.
    Prefiro uma verdade que dói a uma mentira que me alegra...
    te adoro viu

    ResponderExcluir
  2. Sou eu ! Tasm b sou filha dela e tamb carrego uma ponba gira cigana..rs..beijo Mamis..

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essa Oxum! É linda e sincera.
    Às vezes o que se parece defeito é a verdade falada pela boca que ronca as águas bravas dos rios...

    ResponderExcluir
  4. Olá! Boa tarde.

    Adorei o texto!

    Mas quero dizer uma coisa. Não se sinta mal por ter esta personalidade de dizer as verdades nuas e cruas. Muitas vezes se faz necessário. O ser humano necessita de verdade, sinceridade. Isso faz o ser humano acordar. Além de que as pessoas estão muito falsas ou hipócritas, até mesmo as boas.
    Agora, com nossos amigos... Eles sabem que vc é assim. Pra não querer ouvir algo que não se goste, SEMPRE temos que prestar atenção nas nossas palavras. Analisar...Isto com qualquer pessoa em qualquer momento. Pois pra uma ação existe uma reação.

    ;)

    Eu não me arrependo das minhas verdades. Fico mesmo fula da vida, pois só posso dizer pouquinho...

    ResponderExcluir
  5. oláaaaa. tbm sou filha dessa qualidade de oxum, as vezes machuco sem querer, as pessoas, por que nao suporto injustiça, nao sou nenhuma santa e nao fico julgando nimguem, mas se me atentar falo o que sinto na lata, e doa a quem doer, as peco amizades por ser deste jeito, mas se perdi era por que nao era sincera, assim como falo para as pessoas o que sinto , gosto que me falem na lata tbm, doa ou nao, bjs no seu coração.

    ResponderExcluir
  6. Sou filha de Operá e o meu proceder é justamente assim...hora uma leoa que sai a caça hora indefesa e sensível que ñ consigo entender por que razão fico tão dependente de tudo e todos...cigana gostaria de saber por que ainda ñ consegui uma estabilidade na vida com uma mãe tão poderosa como Operá? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nâo adianta nada a mãe ser poderosa e a filha ser isnegura. Orixá nenhum muda nossa essência quem tem que se perceber e se trabalhar é vc. Colocar expectativas encima do orixá é ter uma visão muito torta encima do espiritual. Se quer ter capacidade de superação e de vitória, se capacite! Ouça mais sua intuição, se aprimore, deixe insegurança, covardia e limitação de lado. Isto só se consegue se percebendo e se trabalhando. O mundo a nossa volta só muda quando mudamos a nossa vibração e melhoramos o nosso mental.

      Excluir
  7. Olá cigana,já jogaram pra mim e me deram oya mais em outros jogos me deram oxum. Uma hora oya diz eu sou a mãe e outra hora oxum diz epa a mãe sou eu.sou de uma cigana misteriosa e também da pombagira das almas.já me deram tbm ijimu.eu não sei mais o que fazer. Como me descubrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaac!

      Na verdade para se descobrir vc não precisa ficar procurando jogos nem indo atrás de pai de santo nenhum e sim se perceber, vc quer se descobrir ou está indo pelo lado mais fácil esperando que os outros te descubram??? Se quiser se descobrir ao invés de procurar respostas fora, procure dentro de vc! Aquiete a sua mente e se volte para o spiritual e não para as religiões ou os palpites das pessoas. Se faça filho de todos os orixás, quando sua mente estiver menos turbulenta vc vai conseguir ir recebendo os sinais que vc precisa para fazer as suas auto descobertas, estas sim são as melhores e maiores que alguém pode fazer!

      Excluir
  8. Olá cigana é com muita satisfação que eu te agradeço e que Deus e a ciência dos ciganos te ilumine muito mais do que és.Esta sim é a pura verdade,tenho que acreditar mais em minha ciência. Há alguns meses,minha cigana em sonho me deu o seu nome de batismo e me pediu para que eu guardasse segredo e ela também me disse o nome da minha mestra e do meu Mestre além de afirmar que é escrava da minha oxum opara.ela tbm em outro sonho me afirmou que me daria novamente uma casa pra morar e foi fato,aconteceu. O meu medo era entender se era apenas um sonho ou uma revelação espiritual,ela me revelou ainda que os ciganos me reconhecem como cartomante. E vc falou agora pela boca dela. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!

      Então... confie mais e se desapegue de TUDO e de TODOS que possam travar sua vida, sua elevação e com certeza sua energia vai melhorar e vc terá muito mais respostas diretas, nada acontece de fora para dentro e sim de dentro para fora! Que seu povo te ilumine e direcione! bjs

      Excluir
  9. Ola Cigana...tbm sou filha de Opará...quanta honra!! Gostaria de uma explicaçao sua...que cor de vela ascender?? Axé

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...