sábado, 9 de fevereiro de 2013

AMARGURA


Sentimento de mal estar, dor moral, angústia, aflição, dissabor, ansiedade acompanhada de opressões, agonia, tristeza que corroí.
Em geral é uma barreira provocada por feridas, ressentimentos e mágoas armazenadas sem perdão, envenenando o ser (espírito, alma e corpo).

Consequências:

Enfermidades físicas como: problemas nervosos, insônia, dor de cabeça, esgotamento, artrite, pressão alta, palpitação, taquicardia, úlceras e doenças na pele.

Contaminação pela língua: amargura é destilada, pois sua língua é afiada para criticar a tudo e a todos, tornando o que está a sua volta desagradável, provoca mal estar e espírito de rebeldia: ora a língua é fogo, é mundo de iniquidade; a língua esta situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas.
Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é um mal incontido, carregado de um veneno mortífero. Com ela bendizemos, com ela também amaldiçoamos.

Isolamento: todos passam a evitar relacionamentos com a pessoa amargurada, devido as suas murmurações e críticas, e isso causa ainda mais dor. A pessoa por sua vez, com receio de ser mais ferida, também se isola.

Culpa: traz consigo uma acusação constante, a qual aponto ao erro e a falta de perdão. O sentimento de culpa responsabiliza a todos pelos sofrimentos que a aflige. A falta de perdão faz com que se sinta culpado pela ausência de comunhão com as pessoas, o que o leva a sensação de não ser perdoado, por mais que se esforce em fazer coisas boas.

Relacionamentos quebrados: quando alguém, por falta de perdão, dá lugar à amargura, seus relacionamentos sofrem constantes choques, podendo resultar em separações definitivas. Os relacionamentos quebrados podem ser:

COM OUTRAS PESSOAS: se alguém tem mágoa dos outros, os sintomas são: ressentimentos, raiva, ódio, vingança, retribuição, podendo chegar ao assassinato.

CONSIGO MESMO: quando alguém tem mágoa de si mesmo, os sintomas são, sentimentos de culpa, de inferioridade, auto piedade, auto depreciação, complexos, indignidade, vergonha, ódio, podendo levar a atitude extrema de suícidio. Enfim, tudo isto leva a pessoa à não conseguir relacionar-se equilibradamente consigo mesma.

COM DEUS: se alguém tem mágoa dele, os sintomas são as dúvidas, o questionamento, a incredulidade e a rebelião. A pessoa passará a duvidar. E bem provavelmente terá este comportamento em relação a tudo e a todos.

A ferida traz a mágoa, a mágoa traz amargura (estágio mais profundo e danoso da mágoa), a amargura provoca a quebra de relacionamento entre as pessoas, que traz cegueira espiritual (trevas). Não andar em comunhão é andar em trevas, o que nos resulta em várias consequências. A cegueira espiritual nos impede de agir com sabedoria.
Se estamos em trevas, não vemos a luz, o que nos impede de vermos a nós mesmos e também os outros como realmente são. Insensibilidade para com os outros, falta de amor = imaturidade emocional. O crescimento emocional só é retornado quando a cura ocorre, e esta somente acontece quando assumimos um compromisso, quando reconhecemos que a mágoa está ali por falta do perdão e pela consequente perda da comunhão.

QUEM NÃO PERDOA

É prisioneiro do seu passado.
É prisioneiro das pessoas do seu passado.
É atormentado.

O perdão é o caminho para a libertação desta amargura.
Perdoar é deixar livre, soltar, liberar, despedir, mandar embora, atribuir um favor incondicionalmente aquele que nos feriu. É não considerar o mal causado, é não reter mágoas ou feridas.

PERDOAR NÃO É ESQUECER, MAS LEMBRAR SEM SENTIR DOR, SEM DEIXAR QUE AQUELA LEMBRANÇA TE FIRA NOVAMENTE!
As pessoas amarguradas vivem aquele momento eternamente e vão se apunhalando continuamente à cada lembrança e não permitem que a ferida cicatrize!

O perdão de DEUS  é o padrão para o ser humano. Como DEUS perdoa devemos também perdoar.
Perdão não é um sentimento, mas uma decisão de nossa vontade, a pessoa decide perdoar e este sentimento poderá vir instantaneamente ou depois. PERDOAR é necessário para que nosso coração, nossa alma e nossa vida possa ser semeada.

PASSOS PARA VENCER A AMARGURA

- Traga à lembrança o que precisa ser lembrado.
- Escreva em um papel os nomes das pessoas que o/a ofenderam.
- Descreva os maus específicos que sofreu (ex: rejeição, falta de amor, injustiça, abuso físico, verbal, sexual ou emocional, traição, descuido, etc)
- Enfrente a dor do ódio, escrevendo e confessando tudo o que vc sente por estas pessoas. Não esconda seus sentimentos, seja o mais claro possível na descrição do que sente, seus sentimentos também precisam ser perdoados, mesmo que reconhecê-los lhe cause vergonha.
- Decida pôr fim a esta situação. Isso significa que vc não se levantará no futuro contra seus ofensores, nem dará informações sobre o ocorrido e ficará falando sobre o fato já passado.
- Decida perdoar. Perdoar é uma crise de vontade, uma decisão consciente de deixar a outra pessoa livre e livrar-se também, ao mesmo tempo, do passado. Sua responsabilidade é consigo, o outro não está mais sujeito a vc, portanto liberte-o e liberte-se, tome esta decisão conscientemente e com o tempo ela virá a nível mais efetivo.
- Leve esta lista a DEUS e ao UNIVERSO e ore perdoando a estas pessoas, a todas as ofensa e a si mesmo/a. Se seu sentimento fôr forte demais e não conseguir realizar isto sozinho, peça ajuda a alguém de sua confiança, ou na falta deste, quem reconheça que possa lhe auxiliar.
- Depois disto feito, destrua esta lista e sinta-se livre.
- Não espere que esta sua decisão resulte na mudança das pessoas, mas continue orando por elas e por si  mesmo, pedindo elevação e entendimento para todos os envolvidos. Não espere que elas mudem com vc nem por esta sua atitude sua e nem espere esta mudança para efetivar dentro de vc este perdão. Seu perdão deve ser incondicional.
- Agradeça a DEUS pela lição que aprendeu e pela maturidade deste ato.
- Aceite sua parte da culpa na ofensa que sofreu, confesse seu fracasso a DEUS e aos demais envolvidos (todos somos passíveis de erros e reconhecê-los em nós para depois apontar o dos outros é nossa verdadeira libertação).
- A partir daí, ESPERE RESULTADOS POSITIVOS DE SI MESMO!
RECONCILIE-SE COM O UNIVERSO E ACEITE DE BOM GRADO O QUE ELE PODE LHE OFERECER!

2 comentários:

  1. Muito bom!
    A cura está dentro de nós mesmos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Perdoar é mesmo muito gratificante.... E como tenho que me melhor para conseguir fazer isso...
    Lindo ensinamento. Grande beijo.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...