terça-feira, 24 de julho de 2018

ABUSO PSICOLÓGICO

VOCÊ SÓ PODE ESTAR LOUCA, ISSO NUNCA ACONTECEU
CUIDADO, VOCÊ ESTÁ DESCONTROLADA
ISSO É COISA DA SUA CABEÇA
Se o seu companheiro fala com frequência uma dessas frases ou coisas semelhantes, se você duvida da sua percepção diante dos fatos e da sua sanidade mental, cuidado, você pode estar sendo vítima de abuso emocional, também conhecido como gaslighting.

Gaslighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. O termo vem de 1938, da peça Gas Light, em que um marido tenta deixar sua mulher louca diminuindo todas as luzes (que funcionavam a gás) da sua casa e então negando que a luz tenha mudado quando a sua esposa aponta a diferença. É uma forma muito eficaz de abuso emocional que faz com que a vítima questione seus próprios sentimentos, instintos e sanidade, o que dá ao parceiro abusivo muito poder. Uma vez que o parceiro abusivo tenha conseguido fazer a vítima perder a habilidade de confiar em suas próprias percepções, passa a ser muito mais provável que ela permaneça no relacionamento abusivo.
Geralmente, o abuso emocional acontece de forma gradual e sem que a vítima perceba. Com o passar do tempo, esses padrões abusivos aumentam, fazendo com que a vítima se torne cada vez mais dependente da relação e muitas vezes se isole de amigos e familiares. O abusador utiliza de técnicas que vão desde a negação dos fatos, como “eu não quero ouvir de novo” ou “nada disso aconteceu”, passando pela banalização dos sentimentos da vítima “nossa, como você é exagerada” e “não é motivo para tanto”. O gaslighting tem consequências desastrosas na vida da pessoa abusada e podem gerar problemas sérios como depressão, isolamento, ansiedade e confusão mental.
Segundo o grupo Livre de Abuso – criado para ajudar, orientar e acolher vítimas de vários tipos de abuso – para superar o gaslighting, é importante começar a reconhecer os sinais e eventualmente aprender a confiar em si mesma de novo. De acordo com o autor e psicanalista Robin Stern, os sinais de que você está sendo vítima de gaslighting incluem:
  • Você duvida de si mesma constantemente.
  • Você se pergunta “Eu sou sensível demais?” várias vezes ao dia.
  • Você constantemente se sente confusa ou até mesmo maluca.
  • Você está sempre pedindo desculpas ao seu parceiro.
  • Você não entende por que, com tantas coisas aparentemente boas na sua vida, você não está mais feliz.
  • Você frequentemente cria desculpas para justificar o comportamento do seu parceiro para seus amigos e sua família (ou até para si mesma).
  • Você começa a esconder informações dos seus amigos e da sua família para que não tenha que explicá-las ou inventar desculpas.
  • Você sabe que algo está muito errado, mas nunca consegue expressar exatamente o que, nem para si mesma.
  • Você começa a mentir para evitar as distorções da realidade e ser posta para baixo.
  • Você tem dificuldade para tomar decisões fáceis.
  • Você sente que costumava ser uma pessoa muito diferente – mais confiante, mais divertida e mais relaxada.
  • Você se sente desesperançosa e desanimada. 
  • Você sente que não consegue fazer nada certo.
  • Você se pergunta se é uma parceira “boa o suficiente”.
A matéria veio daqui:
https://www.ondda.com/noticias/2016/09/14-sinais-de-que-voce-e-vitima-de-gaslighting-o-abuso-psicologico

********************  

Outro dia eu sonhei com uma mulher que era humilhada por um homem, "somente com palavras", como se fosse pouco e a agressão para ser considerada agressão devesse ser física. A mulher era branca, magra, estatura média, cabelos lisos médios, acima da cintura, e ele gritava com ela que ia se encolhendo e ajoelhava e pedia intercessão de N Sra do Amparo. Acordei no meio da noite sem ter menor ideia de quem fosse esta mulher, pq se eu soubesse seria mais fácil interceder, e por não saber, pedi do mesmo modo, que ela encontrasse paz e fosse realmente amparada, pq era o que ela pedia.

Esta cena do sonho se repete diariamente com  milhares de mulheres e precisa ser mudada através de fortalecimento e de conscientização.

2 comentários:

  1. Rosa, voçê conseguiria fazer uma magia de conscientização para as mulheres do blog junto com a união, algo na linha de Iemanjá de clareza?

    Eu já pedi 2 auto cabeças de Iemanja foi um divisor de aguas na minha vida, mais meninas deveriam experimentar ter a cabeça limpa, e clara kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A magia de conscientização na verdade é a de transmutação, que praticamente NINGUÉM faz! rsrs, ou seja, quem quer consciência? Ninguém, eu sempre peço em todas as magias esta clareza de pensamento e penso que que um dia chega... cada um no seu tempo, vamos que vamos...

      Excluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...