domingo, 26 de abril de 2015

LIMERÊNCIA: A DOENÇA DO AMOR




Por Pablo Huerta
Você sabia que pode estar limerente? Ou que já esteve? Ou que pode ficar? É, se você acha que é saudável passar o dia inteiro pensando no seu amor, se sente uma alegria extrema quando está ao lado dele e uma tristeza enorme na sua ausência. Se não pode evitar, é um reflexo involuntário que nasce no seu interior e se projeta com gestos dignos de uma loucura. Isso é a limerência. Estar loucamente apaixonado, mas literalmente.
No final da década de 1970, a psicóloga norte-americana Dorothy Tennoy, entrevistou ao longo da década mais de quinhentos pacientes apaixonados, se dedicou a desenvolver a teoria sobre esse estado físico, espiritual e mental. Seu trabalho foi publicado no livro: Love and Limerence: The Experience of Being in Love, onde foi usado pela primeira vez o termo que intitula este artigo.
A definição que Tennoy utilizou na sua publicação foi a de “um estado involuntário interpessoal que causa um desejo agudo de reciprocidade emocional; pensamentos, sentimentos e comportamentos obsessivo-compulsivos e de dependência emocional de outra pessoa”.
O texto também cobriu o aspecto bioquímico. Estar loucamente apaixonado pode enviar um sinal do hipotálamo para a glândula pituitária para que esta libere noreadrenalina, dopamina, feniletilamina - uma anfetamina natural, estrogênio e testosterona. Esse coquetel químico é o resultado do novo amor e tende a se normalizar quando aparecem os hormônios do apego, a vasopressina e a ocitocina, normalmente entre seis e 24 meses de relacionamento. No cérebro funciona como uma droga, porque pode levar as pessoas a comportamentos extremos na busca do objeto do seu afeto.

COMO DETECTAR UM CASO DE LIMERÊNCIA
As principais características da Limerência são:

1. Surge de forma brusca e involuntária.
2. Pensamentos incontroláveis e invasivos sobre a pessoa amada.
3. A idealização das características da outra pessoa, seja de maneira positiva ou negativa.
4. Uma timidez extrema e confusão diante da outra pessoa, com pulsação rápida, suor, rubor facial e tremores, entre outros sintomas físicos.
5. Medo de rejeição, que levam ao desespero e a pensamentos suicidas, caso isso aconteça.
6. Uma euforia extrema quando a outra pessoa também demonstra interesse.
7. Fantasias de encontros com a pessoa amada.
8. Lembrar da pessoa a todo instante e durante todas as atividades.
9. Mudar os horários de forma a forçar encontros com a outra pessoa.
10. Reproduzir na mente repetidamente os encontros com o outro.

DIFERENÇAS ENTRE A LIMERÊNCIA E A PAIXÃO

Embora a limerência seja um estado emocional e cognitivo na qual a pessoa sente um desejo romântico intenso por alguém, para a psicologia ela tem um lado negro. Trata-se de um transtorno obsessivo-compulsivo que pode terminar mal, com danos à pessoa ou ao ser amado.

No início é difícil notar a diferença entre a limerência e a paixão. Mas, com o tempo, um se transforma em um caminho agradável para ambas as partes, e o outro se transforma em um terreno sinuoso onde só o que importa é a reciprocidade.
Em um relacionamento saudável, quando o amor é correspondido, o processo natural é que o relacionamento seja construído com respeito, intimidade física e compromisso. Depois que passa a paixão, o vínculo amoroso se fortalece. Quando o desejo não é mútuo, o tempo e as diferenças fazem o seu trabalho natural.
Mas se um dos parceiros nesse relacionamento for limerente, o processo se torna artificial já que a pessoa doente só tentará garantir a permanência da outra, com ou sem amor.

O TRATAMENTO PARA A LIMERÊNCIA

Quem faria terapia por estar apaixonado? Achariam que está louco. No entanto, quando o sentimento não passa, não evolui, não muda, é preciso procurar ajuda, da mesma forma com que seria tratado qualquer transtorno obsessivo-compulsivo. Inclusive precisando de intervenção interdisciplinária e ajuda farmacológica em casos agudos.

FONTE:
http://id.discoverybrasil.uol.com.br/limerencia-a-doenca-do-amor/

8 comentários:

  1. Eu tenho limerencia... Não faço tudo que está na lista mas tenho pensamentos constantes estando bem ou brigada com o bofe euforia quando o outro mostra interesse e tento garantir a permanecia dele ao meu lado no caso existe amor da parte dele mas se não existisse não posso garantir que agiria diferente já procurei ajuda psicologica mas o meu caso é insegurança eu depositei nele todas as expectativas que deveria depositar em mim ... nunca ouvi falar dessa doença do amor !

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho com certeza.
    -tristeza quando esta longe, alegria intensa na presença da pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente me encontrei totalmente entre os sintomas...

    ResponderExcluir
  4. Rosa já podemos encomendar as magias ?

    ResponderExcluir
  5. Interessante msm esse post, eu sabia q existia um TOC nessas paixões avassaladoras, mas n conhecia o nome.

    ResponderExcluir
  6. BiBi eu marco as magias com vc ou pelo e-mail, estou um pouco perdida kkk

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...