quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

OGUM XOROQUÊ


QUEM É OGUM XOROQUÊ?
Segundo a tradição afro-brasileira, Ogum foi o segundo filho de Yemanjá e Oxalá, devido  a isso,   ligou-se por uma grande amizade ao irmão mais velho, Exú, que lhe era mais próximo do que os demais irmãos. Aventureiros, os dois andavam sempre juntos. Seus interesses e habilidades eram  muito semelhantes: donos das estradas do mundo, enquanto Exú dominava as encruzilhadas, Ogum mandava nas retas dos caminhos. O desbravamento de novos espaços, a abertura de passagens e a luta contra os inimigos constituíam sua vida.
Talvez essa grande união e afinidade explique a existência de uma entidade que reúne as características dos dois Orixás: Exú-Ogum, segundo Nina Rodrigues (citado por Câmara Cascudo e por Roger Bastide), seria o nome dado pelos iorubás ao Orixá do ferro (Ogum) sob sua forma de Deus da guerra, ou ao Exú de ferro, uma das duas modalidades gerais de Exú ( a outra é Exú da terra), que simboliza os ossos (os minérios), o esqueleto do corpo da terra. Essa fusão parece não existir somente no Brasil: Câmara Cascudo também cita o pesquisador Fernando Ortiz, que descreve a existência de uma combinação semelhante, encontrada eventualmente na Santería de Cuba.
De acordo com Fernandes Portugal, Ogum Xoroquê é um Ogum com fundamento em Exú. Já  Xogum , segundo o mesmo autor, é um tipo de Ogum que se torna Exú durante seis meses. O fato de ter fundamento em, ou ser periodicamente Exú, significa que esse  Ogum tem um componente mágico, podendo realizar feitiços.
De acordo com Olga Cacciatore, Ogum Xoroquê, também chamado de Xogum (EXÚ DE OGUM) , é um Ogum feroz e briguento, tão bravio que termina por torna-se um Exú. É por isso que  ele tem tanta presteza em procurar resolver as demandas de seus filhos- de- fé, assumindo suas brigas e quizilas. O próprio nome da entidade reflete essa característica: em iorubá, xoro + ké significa gritar ferozmente ou cortar cruelmente.
Ainda segundo Cacciatore, Xoxoroquê é o nome dado a essa entidade, quando ela se manifesta sob a forma de Exú. Como todos os exús da Umbanda, ele é mais um servo do Orixá que um Orixá  propriamente dito ; desta forma, esta entidade seria um Exú  subordinado a Ogum-Xoroquê ( como indica o nome Xoxoroquê , que significa em iorubá guarda de Xoroquê) .
Entretanto , diferente dos demais Exús, este tem duas características únicas: em primeiro lugar,   verifica-se que, embora seja da mesma raiz que Ogum, ele assume uma causa como se fosse somente sua , quando outra entidade o requisita, resolvendo o problema por conta própria , e não como mensageiro do Orixá; em segundo lugar, e mais importante, verifica-se que, durante parte do ano, este Exú torna-se o próprio Orixá a que é ligado.

No Candomblé da  Nação de Angola , esta entidade é um Boiadeiro. Chama-se Caboclo Xoroquê  – metade caboclo, metade Exú – , característica que o torna mais arrojado que os demais Caboclos no momento de resolver os casos que lhe são entregues.

No Brasil, o Senhor Xoroquê, como a entidade é respeitosamente chamada por seus fiéis, apresenta-se alternadamente sob duas formas: durante seis meses do ano, é um Ogum, durante os outros seis meses, é um Exú. Porém estes seis meses não são exatamente o primeiro ou segundo semestre e sim dias alternados. Ou seja, o filho de Ogum Xoroke sente em seu organismo quando XExú esta aflorado ou o  Ogum. Somente o filho deste  Orixá sabe desta mudança. Um dos motivos dos filhos deste orixá serem considerados irresponsáveis, pois ninguém nunca sabe o que ele vai fazer, estas pessoas são muito imprevisíveis, nem eles sabem  qual vai ser a atitude diante de uma situação. Por isso as pessoas tem que ter muita paciência com os filhos de OGUM XOROKE. Os Zeladores de Santo quando tem um filho deste Órixa sabe que este filho será aquele que sempre ele pode contar e sempre sabe que de vez em quando some do “BARRACÃO”, mas sempre volta. Os Zeladores já estão tão acostumados com as atitudes destes filhos que os outros Yaôs do “barracão” acham que estes filhos são os protegidos. Mas não. É que Ogum Shoroke esta sempre a flor da pele e os filhos agem de forma muito parecida do Órixa. Resumindo, os filhos de OGUM XOROKÊ são problemáticos. Porém quando OGUM XOROKÊ  “quizila” com um filho dele, é muito difícil conseguir “agô”. Este filho apanha por um perído de SETE ANOS, QUATORZE e VINTE UM ANOS. Portanto todo o cuidado é pouco. Os filhos de Ogum Xoroke quando apanham de seu pai, apanham de uma forma muito rude em relação aos outros  Órixas. OGUM XOROKÊ só atende aos pedidos feitos por YEMANJÁ ou XAPANAN. Por tanto se você é “raspado” para este Orixá, tome muito cuidado. Não vacile pois ele te dá quase tudo e toma de você inclusive aquilo que ele não te deu. Os filhos de OGUM XOROKÊ conseguem tudo com muita facilidade, isto quando estão em dia com seu Orixá. Conseguem coisas impossíveis que eles nunca imaginaram conseguir, coisas materiais e espirituais.

fonte: http://centropaijoaodeangola.net/ogum_xaroque_42.html

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