terça-feira, 4 de dezembro de 2018

EPARREY OYÁ!










FESTA DE IANSÃ
SALVADOR - BAHIA
DEZ 2018
(fotos minhas)



Hoje é dia dela!
Da Orixá que nos traz as transformações!


Iansã é o raio de misericórdia que devemos lançar sobre nossas vidas para sermos melhores sucedidos.
Sua espada é o simbolo dos cortes que devemos fazer para que possamos ir mais adiante, nos livrando de nossos próprios negativos. Os "eguns" são as sombras que alimentamos dentro de nós, se alguém nos faz mal, devemos sair daquela sintonia. 
Eu tenho uma linguagem analítica muito própria encima da energia dos orixás.
Enquanto a grande maioria insiste em ver as energias somente como um alegórico que veio das raízes do candomblé, eu procuro sentir além e tenho uma interpretação muito pessoal do que cada Orixá pode representar em nossa vida.
Para mim Iansã é o fogo que deve consumir tudo aquilo que não nos serve mais, o raio que fulmina  muitas vezes a nós mesmos quando alimentamos egoísmos e sentimentos punitivos. E é este raio e este fogo de Iansã, que vai transformar nossas vidas através da transformação que vem quando eliminamos algo necessário e recomeçamos a caminhada a partir dali, mais leves e mais conscientes daquilo que realmente deve ter valor para nós.
Iansã está presente em todas as transformações e nas maiores tempestades de nossas vidas, pois tal qual no tempo, quando insistimos em algo que não é para ser, vem o raio libertador e fulmina tudo em que nos agarramos por cegueira e nos liberta! 
Amo esta energia e quando conseguimos realmente entender além da alegoria, ela nos passa a ser o alerta para aquilo que realmente devemos eliminar e nos fortalece para tomarmos melhores ventos e não seguirmos somente nosso querer cego que na grande maioria das vezes só nos aliena e maltrata. Iansã está presente em todas as nossas libertações!
E se insistirmos na cegueira, seus raios estarão ali para queimar tudo que realmente não nos serve mais, e seus ventos estarão ali para nos levar para rumos melhores!
Gratidão nossa mãe Iansã pelo raio dolorido porém altamente libertador que lançaste em minha vida!
Dali em diante pude renascer com mais consciência e incorporar o equilíbrio de PAI XANGÔ e a capacidade infinita de gerar de MÃE IEMANJÁ em minha vida e hoje sou só felicidade, prosperidade e gratidão!

Desejo que cada um de vocês possa entender mais profundamente esta energia maravilhosa de Iansã e passem a trabalhar esta transformação em suas vidas de forma mais consciente possível, pois se isto não suceder, com certeza em algum momento do caminho o raio transformador vai obrigar a ver o que a cegueira emocional alimenta.
É difícil, bastante difícil, a tal da aceitação que Maria Padilha tanto me sinaliza, mas é também um item sentimento libertador que nos impulsiona para o nosso melhor! Então meus amores, se permitam sair da zona de conforto, que sempre nos acomoda em nossas mais cegas aspirações. Permitam que os ventos de Iansã nos removam todo véu de cegueira que nos aliena e nos impede de ir adiante com mais domínio de nossos sentimentos.


SALVADOR - BAHIA
DEZ 2018
(foto minha)

Estou em Salvador, Bahia, onde vivenciei a missa de Santa Barbara-Iansã hoje de manhã. 
A missa aconteceu em campo aberto, fora da Igreja, com  vários cânticos de pontos e orações maravilhosos. Um clima nublado e com chuvisco acompanhou todo o processo e limpou os ares, trazendo uma limpeza agradável ao clima calorento. Mas era indiscutível um clima de alegria, fé e até de quietude pois os fieis estavam concentrados nos cânticos e foi um ritual bem diferente do que presenciei na Festa de Iemanjá. Tinha muito menos pessoas do que eu esperava, estava cheio sim, mas um cheio que para a proporção de Iansã, achei pouca presença. O ritual religioso em si foi contido, forte, com uma energia maravilhosa, plena, indescritível e emocionante. Eu não esperava me emocionar tanto, foi muito bom estar presente e a tentação de voltar ano que vem ficou bem grande!

Um comentário:

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...