quarta-feira, 16 de março de 2016

BINDI


Bindi é um apetrecho utilizado no centro da testa, próximo às sobrancelhas, na Ásia Meridional. Pode ser uma pequena quantidade de tinta aplicada no local ou uma joia.
O Sagrado Ponto bindi ou (também conhecido como Kumkum, mangalya, tilak, sindhoorentre vários outros nomes) é uma maquiagem utilizada na testa pelas mulheres indianas. O termo é derivado da palavra Bindu, que em Sânscrito significa ponto. Normalmente é um ponto vermelho feito com Vermilion (sulfato de mercúrio vermelho brilhante finamente pulverizado). Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) é acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.
No entanto, ainda na Índia antiga, o bindi era apenas uma pedra encaixada em um pequeno orifício que deveria existir desde o nascimento, por questões genéticas isso não era muito comum. A fim de também obterem proteção, outras mulheres passaram a pintar e confeccionar seu próprio "terceiro olho". Mas ainda preservavam algumas tradições, como serem casadas, serem hindu e usar somente as formas ortodoxas do bindi. Com a banalização da tradição indiana, muito mais do que um artigo religioso, o bindi passou a ser um item decorativo.
Tradicionalmente um símbolo de casamento (por isso as viúvas não utilizavam), hoje é utilizado por mulheres solteiras e também por mulheres de outras religiões. Atualmente não se restringe mais a cores e formas específicas, os bindis são vistos em várias cores e formatos e são feitos com adesivos e feltros.
Poucos indianos possuem o "encaixe" original (genético) do bindi ainda hoje. Porém, estes são vistos como pré-dispostos com mais intensidade para a clarividência. De forma que o bindi "ajudaria" e/ou daria um "poder" maior a estas pessoas.
Acredita-se ainda que as odaliscas usavam o Bindi porque acreditavam que esse Terceiro Olho ajudaria na sedução.
FONTE:
WIKIPÉDIA
*****************************



 


Na Índia e tbem no Nepal eu vi inúmeras pessoas usando o bindi, mas não pude deixar de atribuir o significado religioso. Nos rituais os sacerdotes colocam o pó na testa de todos os que se aproximam para o ato, inclusive eu fiquei duas vzs pintada, quando a oportunidade surgiu.  Mas eu vi deste pinturas muito bem feitas e decoradas com pedrinhas até uns borrões bem feios e imensos (estes principalmente no Nepal, onde não só os pontos eram muito grandes e desproporcionais como tbem tinham muito acúmulo e faziam uma crosta na testa. Não vi nestes ponos bem feios nenhum tipo de sinal "decorativo" e sim protetor. È cultural e estas tintas são usadas para pinturas. As imagens de Ganesha que vi por lá são em sua maioria laranja.


Templo - imagem de Ganesha em Orchha.

Como eu comprei uma caixinha com algumas cores, tentei fazer uma pinta no nosso Ganesha, mas o material não fixa, ficou parecido com muitos borrões que vi por lá, mas valeu a intenção!

Um comentário:

  1. Rrsrsr olha nosso GANESHA com pinta na testa... Eu sempre achei essa pinta nas mulheres sedutora, dá um charme a mais.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...