quarta-feira, 16 de março de 2016

BINDI


Bindi é um apetrecho utilizado no centro da testa, próximo às sobrancelhas, na Ásia Meridional. Pode ser uma pequena quantidade de tinta aplicada no local ou uma joia.
O Sagrado Ponto bindi ou (também conhecido como Kumkum, mangalya, tilak, sindhoorentre vários outros nomes) é uma maquiagem utilizada na testa pelas mulheres indianas. O termo é derivado da palavra Bindu, que em Sânscrito significa ponto. Normalmente é um ponto vermelho feito com Vermilion (sulfato de mercúrio vermelho brilhante finamente pulverizado). Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) é acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.
No entanto, ainda na Índia antiga, o bindi era apenas uma pedra encaixada em um pequeno orifício que deveria existir desde o nascimento, por questões genéticas isso não era muito comum. A fim de também obterem proteção, outras mulheres passaram a pintar e confeccionar seu próprio "terceiro olho". Mas ainda preservavam algumas tradições, como serem casadas, serem hindu e usar somente as formas ortodoxas do bindi. Com a banalização da tradição indiana, muito mais do que um artigo religioso, o bindi passou a ser um item decorativo.
Tradicionalmente um símbolo de casamento (por isso as viúvas não utilizavam), hoje é utilizado por mulheres solteiras e também por mulheres de outras religiões. Atualmente não se restringe mais a cores e formas específicas, os bindis são vistos em várias cores e formatos e são feitos com adesivos e feltros.
Poucos indianos possuem o "encaixe" original (genético) do bindi ainda hoje. Porém, estes são vistos como pré-dispostos com mais intensidade para a clarividência. De forma que o bindi "ajudaria" e/ou daria um "poder" maior a estas pessoas.
Acredita-se ainda que as odaliscas usavam o Bindi porque acreditavam que esse Terceiro Olho ajudaria na sedução.
FONTE:
WIKIPÉDIA
*****************************



 


Na Índia e tbem no Nepal eu vi inúmeras pessoas usando o bindi, mas não pude deixar de atribuir o significado religioso. Nos rituais os sacerdotes colocam o pó na testa de todos os que se aproximam para o ato, inclusive eu fiquei duas vzs pintada, quando a oportunidade surgiu.  Mas eu vi deste pinturas muito bem feitas e decoradas com pedrinhas até uns borrões bem feios e imensos (estes principalmente no Nepal, onde não só os pontos eram muito grandes e desproporcionais como tbem tinham muito acúmulo e faziam uma crosta na testa. Não vi nestes ponos bem feios nenhum tipo de sinal "decorativo" e sim protetor. È cultural e estas tintas são usadas para pinturas. As imagens de Ganesha que vi por lá são em sua maioria laranja.


Templo - imagem de Ganesha em Orchha.

Como eu comprei uma caixinha com algumas cores, tentei fazer uma pinta no nosso Ganesha, mas o material não fixa, ficou parecido com muitos borrões que vi por lá, mas valeu a intenção!

Um comentário:

  1. Rrsrsr olha nosso GANESHA com pinta na testa... Eu sempre achei essa pinta nas mulheres sedutora, dá um charme a mais.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...