quarta-feira, 16 de março de 2016

ERVAS - BARBATIMÃO


PLANETA : SOL

ELEMENTO: FOGO

USO MAGÍSTICO: 
DEPURATIVO, LIMPEZA, DESCARREGO.


DESCRIÇÃO: O Barbatimão é uma árvore que pode medir entre 4 e 6 metros. Possui caule e ramos bastante tortos, com poucas folhas e é recoberta por casca de aspecto rugoso. Ocorre em terrenos arenosos ou argilosos bem drenados e pouco férteis. Sua casca a protege contra o fogo, o que é comum no ambiente em que vive. Rebrota após corte, persistindo em pastos onde se cria gado, a ponto de ser considerada, por pecuaristas, como daninha. A casca é bastante utilizada no curtimento de couro e possui propriedades cicatrizantes

INDICAÇÃO: O chá de Barbatimão é adstringente e tônico, também é usado em inflamações do útero e ovários, hemorragia interna, cicatrizante, cistos, miomas, blenorragia, corrimento vaginal, úlceras, feridas,  afecções da garganta, colite, diarréia, hemoptises, hemorroidas, hemorragia uterina. 

Uso externo: Como cicatrizante e para lavagem íntima, empregado também para lavar as feridas diariamente, até que haja total cicatrização.


Onde comprar e como usar o chá:
http://www.chaecia.com.br/ervas-a-b-c-d/barbatimao-stryphnodendron-barbatiman-m-100-gr-m

***********************************

APERTA VAGINA - HUM... aqui encontrei um uso dela que pode ser útil à muitas mulheres, e com certeza o uso é bem antigo pq lembro de uma amiga da minha mãe, já falecida, ter mencionado o uso de uma erva para ficar "apertada", e já era usada muito antes de todas nós termos nascido... mas eu não relacionei ao nome, então vamos lá mais uma propriedade da erva.


O barbatimão é uma árvore originária do cerrado brasileiro, predominante no norte nordeste do Brasil. Seu nome é derivado de um termo indígena que significa "a árvore que aperta" - motivo pelo qual era utilizado por índias e prostitutas, que também a chamavam de "casca da virgindade" ou "casca da mocidade". Isso porque, ao ser utilizada em banhos de assento, as propriedades adstrigentes fazem uma espécie de cola na vagina - iludindo os coitados dos homens rs

Mas o barbatimão não é excelente apenas neste "ilusionismo" sexual. Rico em taninos, flavonóides e alcalóides, a casca da árvore possui propriedades anticicatrizantes e antiinflamatórias, sendo perfeita para curar gonorréia, feridas e hemorróidas, corrimentos dos mais diversos, entre elas a candidíase - e, dizem, até HPV. Li em algum lugar que pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Maringá (Paraná) comprovaram que os efeitos cicatrizantes do barbatimão (em compressas) são superiores ao nebacetim (!). 
Que tal incluir na sua higienização o banho de assento com barbatimão (encontrado facilmente em lojas que vendem produtos naturais)?
A recomendação é que o banho seja feito três dias depois da menstruação - que é para limpar qualquer resíduo que tenha ficado no organismo. Quem possui corrimentos, segundo especialistas, pode fazê-lo quantas vezes julgar necessário (parando somente no período menstrual). Estudiosos também recomendam que processos de limpeza sejam feitos nas luas nova ou miguante, por facilitarem a liberação de toxinas.


Receitinha:


* Colocar uma xícara cheia de casca em dois litros de água e deixar ferver por dez minutos ou até a água ser reduzida em um litro. 

* Prefira fervê-la numa panela tampada. 

* Acrescente água mineiral fria, para temperar a água, coe e coloque tudo numa bacia seca e previamente esterelizada (com água oxigenada ou água sanitária). 
* Algumas pessoas misturam uma colher de suco de limão ou vinagre. Eu não coloquei porque o barbatimão já é adstrigente. 
* Evite deixar os pés no chão e as costas descobertas, para não pegar friagem.

O banho de assento deve durar até 15 minutos. Enquanto estiver sentada, aproveite para contrair e relaxar a musculatura da vagina, como se a estivesse pulsando. Esses movimentos, que devem ser feitos sempre que possível, contribuem para que a sua vida sexual ativa seja ainda mais saudável e prazerosa, além de proteger a sua região pélvica contra os males provenientes do afrouxamento muscular, prolapso uterino, incontinência urinária ou mesmo fecal, além de diminuir a incidência de quadros inflamatórios constantes.
Fiz o meu primeiro banho de assento ontem: e não é que o maridão sentiu a diferença? rsrsrs

FONTE:
http://filosofiaebatom.blogspot.com.br/2011/03/barbatimao-o-amigo-da-mulherada.html

*********************************

USOS RITUALÍSTICOS

As folhas e a casca da árvore são de Ogum, utilizadas para banhos de proteção, descarrego e amacis. As sementes são de exu. 

No candomblé é usado como erva de descarrego e para defumação.

********************************

PARA QUEM QUISER LER MAIS:

AQUI FALA DO USO COMO CICATRIZANTE:
http://umolharcronico.blogspot.com.br/2006/06/barbatimo.html

Se alguém tiver algum uso adicional ou depoimento favor deixar nos comentários.

2 comentários:

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS MARÇO 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...