domingo, 16 de junho de 2019

AYAÔ - ORIXÁ IRMÃ DE IANSÃ

AYAÓ é a irmã mais nova de OYÁ, em alguns caminhos também dizem que é a irmã mais velha.  É filha de ODUDUWÁ e foi criada junto com BROMU. Tem pacto com OSSAIN e IROKO e, por isso, se diz que ela é o ORIXÁ das magias. Pode viver na selva ou em cima de IROKO (copa da CEIBA sagrada – ARAGBÁ), sempre no alto, pois se caracteriza como a ORIXÁS das Nuvens…Outros escritos também dizem que ela vive dentro das raízes da CEIBA Sagrada. AYAÓ foi quem deu a OYÁ os segredos da Magia e do Misticismo. Seus segredos se guardam em uma sopeira que se mantém no alto, na casa de quem a recebeu. Usualmente são os filhos de OYÁ os que a recebem, embora haja ODÚS onde pode determinar que alguém necessite recebê-la. Aqueles que a possuem, a mantém em um livrinho atado ao teto do lugar com correntes.
AYAÓ é amiga dos espíritas e dos médiuns. Zeladora da SARAZA de EGUN. ORIXÁ das alturas. Ela foi quem subiu e deu a mesa à ODUDUWÁ. Caracteriza-se também como um ORIXÁ do Deserto. Vive nos altos de IROKO e não deve baixar ao chão ou tocar o piso, por isso suas cerimônias se realizam na parte superior de uma mesa. Ela é um pequeno redemoinho e o olho da tempestade.
Diz-se que ela se senta acima da CEIBA sagrada para ajudar e proteger os espíritos que passam através de suas nuvens para residir no reino de OLÓFIN (DEUS). Diz-se que quando um iniciado de OYÁ está realizando seu nascimento, consagração (feitura), os espíritos que se recolhem são atendidos por AYAÓ. Quando OYÁ se prepara para a batalha ela chama sua irmã AYAÓ que libera os espíritos para ajudá-la na batalha. Não se raspa AYAÓ na cabeça de ninguém. Também AYAÓ cuida das mulheres donzelas e das meninas. AYAÓ é pura, por isso ela é quem sobe à mesa à ODUDUWÁ.
Diz-se que AYAÓ é a que leva as mensagem a IKÚ (morte) e a OYÁ. AYAÓ também se encarrega dos 9 EGUNS que acompanham OYÁ e tem relação com os 9 lugares das cerimônias prévias a uma consagração de OYÁ (feitura). Por esta razão algumas pessoas põem 9 copos de água a OYÁ como uma dedicação a ela.
Alguns chamam estes de “OS AJERES DE OYÁ”.  AYAÓ nasce no ODÚ OSÁ ROSO (OSÁ IROSO), embora também fale nos ODÚS: OSÁ OGUNDA (OSÁ KULEYÁ), OSÁ BARA (OSÁ SHEPE), OSÁ OGBE (OSÁLO FOBEYÓ) e OSÁ MEJI.
Os que a necessitam chamá-la que não o façam, pois é um ORIXÁ muito sério. OYÁ é o oxigênio que inalamos e o oxigênio que exalamos, AYAÓ é o ORIXÁ que tem que a ver com a magia. Os que tenham que fazer alguma oferenda e sacrifício para ela, deve ir ao cemitério e deixar as oferendas em cima de uma tumba, nunca no chão, ainda que para OYÁ possa se deixar na porta do cemitério e no chão, mas para AYAÓ nunca, pois ela não baixa ao chão. Aquele que tem que trabalhar com este ORIXÁ é importante que sempre o façam “limpos”, perfumados e que o ambiente tenha bons perfumes ou fragrâncias. Os que a recebem dizem que ela guarda mistérios e que quando está no ambiente, muda, pois é um ORIXÁ muito sério em relação a fazer seus encargos.

FONTE:
http://ifanilorun.com.br/?page_id=1700

******************

Ayaó é uma orixá do panteão Lucumi/Santeria.
Ela é o orixá do ar. Acredita-se que resida na floresta e no olho do tornado. Ela trabalha próximo a Ossayn e é uma feroz guerreira. Ayaô tem entre os adereços uma arco e flecha com uma serpente, uma pena e nove pedras. Ela aparece em geral ao lado da irmã, Oyá ou na abóboda; as cores são marrom e verde.
Pensava-se que o culto a Ayaô tivesse se perdido entre os sectários. Mas um crescente número de iniciados recebem-na durante as possessões. Alguns indivíduos retiram o arco e flecha da coroa de Oyá e colocam no receptáculo de Ayaô. (representa-se também em outros cultos os nove eguns que Oyá espanta durante o run ou xirê).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DE MAGIAS DE JANEIRO DE 2025

Magias amorosas, sexuais, energização, agradecimento, magias na vibração de IEMANJÁ.  Diversas intenções. Acontecem na LUA CHEIA Lua Cheia: ...