quinta-feira, 1 de março de 2012

AUTO PIEDADE

Por Dr. Marcelo Cubellun, Equipe do Bem Simples.
Médico Psiquiatra
M.N 69874

Resumo

Se você tende a justificar permanentemente as suas "incapacidades" ou se protege atrás de desculpas para não alcançar as suas metas, dedique um momento para refletir sobre o que está acontecendo com você.
A autopiedade é um dos comportamentos mais paralisantes quando é preciso enfrentar um medo. Leia estes conselhos e supere-a.

Passos


1

Utilize uma dupla estratégia para superar a autopiedade: a) desative-a trazendo à tona os medos que ela oculta, e b) reforce a sua objetividade e a sua capacidade de autocrítica.

2

Faça uma lista das ocasiões em que esse sentimento se manifestou. Detecte que características elas têm em comum e os medos que estão ocultando.

3

Elabore uma estratégia para neutralizar as bases desse medo, vendo-o como um desafio. Dê-se um tempo razoável para superá-lo de maneira gradual.

4

A autopiedade costuma aflorar quando uma pessoa se sente impotente para concretizar os seus objetivos. Portanto, procure sair do lugar de vítima e colocar-se no papel protagonista da sua vida. Assim você intensificará as atitudes que melhoram a sua auto-estima e deixam você mais forte para enfrentar o mundo.

5

Reforce a objetividade detalhando os aspectos positivos de cada situação. Faça uma lista de duas colunas, anotando um aspecto positivo para cada aspecto negativo em momentos difíceis. Anote-os um a um, sem colocar um negativo a mais antes de ter encontrado o positivo para equilibrá-lo.

6

Exercite o corpo para melhorar a mente. Caminhe a passos acelerados ou faça meia hora de exercícios físicos todos os dias. Você aumentará o seu nível de endorfinas e melhorará o seu estado de ânimo em situações que o levam à autopiedade.

7

Reconheça e aceite que todas as pessoas enfrentam dificuldades na vida, inclusive as mais bem-sucedidas. Assuma o controle das situações e aja com todas as forças ao seu alcance.

8

Não demore a buscar soluções concretas para os problemas a serem enfrentados. Manter as soluções apenas na imaginação sugará as suas forças e reforçará os seus sentimentos de autopiedade.

9

Escolha bem as suas palavras. Evite usar "nunca, "sempre", "jamais". Substitua-as por "às vezes", "nesta ocasião", "nestas circunstâncias". Deste modo você poderá assimilar que toda situação é relativa e passível de ser solucionada.

Importante

  • O sentimento de autopiedade ganha mais força em situações ameaçadoras que não nos atrevemos a enfrentar e nos deixam impotentes ou diminuídos diante de nós mesmos. Tome hoje mesmo a iniciativa de fortalecer a sua auto-estima, aja objetivamente e você vai superar os obstáculos com sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao Blog Ciganos Encantados!

Este blog é um lugar de magia, de amor, de crescimento e de ajuda mútua!

Correntes, comentários maledicentes e propagandas de qualquer tipo serão deletados.

Que Santa Sara e a Caravana Cigana de Luz ilumine sempre seus caminhos!

CALENDÁRIO DAS MAGIAS ABRIL 2024

  TABELA PLANETÁRIA Para seguir a ordem das magias, vamos considerar datas e luas. ENTÃO VAMOS LÁ! ATENÇÃO - NÃO HAVERÁ  MAGIAS COLETIVAS AS...